O Buraco, os Furos e o Poço

(fotografias em breve)

Como por toda África, cerca de 500 famílias da zona de Thocolo servem-se de um buraco (o chamado poço tradicional) para obter água.
As mulheres levantam-se ainda de noite, para todos os dias caminharem até 6 kilómetros até lá chegar. Quando arrivam, têm que esperar que a água apareca - e as filas podem alcançar as 5 horas de espera. Isto nos meses húmidos, ja que na época seca a H2O pode perfeitamente lá não estar.

Agora, graças ao nosso sistema de armazenamento de água - a uma profundidade de 6 metros - bastará a estas senhoras encher os seus galões a qualquer altura, e com a garantia para todos os dias do ano do único líquido mais precioso que a gasolina!
E claro, as condicões de higiene também melhoraram. A águinha virá agora como se quer (incolor e inodora), já que fica guardada num cilindro subterrâneo que filtra as impurezas.

Para fazer o poço, o trabalho não foi pouco:

-Foram feitos 7 furos que chegaram aos 10 metros para encontrar o local acertado.
-São necessarias 6 manilhas (sendo uma a tal filtrante) que demoram uma semana a secar, tendo que ser controlada de perto a concepção da massa que as constitui - ja que os trabalhadores daqui sao conhecidos por roubar cimento, e fazer estruturas pouco sólidas.
-Teve que ser escolhido a dedo, comprado e levado para Thocolo todo o material (SOU CAMIONISTA!): cimento, brita, areia, moldes, pás, elevador, carrilhos, carrinho de mão, etc. etc.
-Tratar do alojamento e alimentacão da mão-de-obra e reparar em todos os erros - acreditem, muitos - que são cometidos durante todo este processo.
-Fazer a casota que proteje a agua e encomendar a placa que assinala o poco como nosso!...

Mas pronto, agora resta às senhoras andar os 6 kilometros de volta para casa, mas com uma boa notícia: 20 litros de água fresca a pesar na cabeça... !
E amanhã há mais.


PS - Hoje, dia 21, e amanhã, dia 22 as minhas duas irmãs fazem anos. Parabéns Marias!

2 comentários:

Guilherme disse...

é bom saber que a nossa way está fazer diferença. tou com uma vontade crescente de te ir ajudar, keep up the good work. abraço

Maci disse...

Lula!

Devo confessar que foi uma grande surpresa, descobrir o blog, a tua aptidão para a escrita e a maneira como consegues exprimir os teus sentimentos em palavras. Discurso bem gay o meu, mas sincero.

Fico feliz por a tentativa de ajudar essa malta se começar a concretizar, com obras visiveis, sendo tu o grande impulsionador de tudo isso... continua!

grande abraço