30 G

Ipod amigo! Não há coisa que como tu me faça sentir com tanta força: ainda bem que vivo no século XXI. A Música que quero, á distância do circular de um dedo. Todos os dias oiço o que tens para me dizer – e não por menos tempo do que duas horas.
Além da melhor companhia para quem está ou viaja sozinho e precisa de Música, trata-se de uma ferramenta essencial, quando o objectivo é deliciar-se ainda mais com a paisagem. Já desde há vários anos para cá que sinergia entre a imagem e o som potencia os pontos mais altos da minha vida. Aquela alegria de estar vivo!
Mas aqui, o brinquedo da Aple tem valor acrescentado. É, acima de tudo, uma forma de interagir com os nativos… Diariamente, perguntam-me se é um telefone ou uma máquina fotográfica, não acreditam que lá cabem dentro 5 000 Músicas e ficam incrédulos com os filmes e imagens que saem de um ecrã tão pequeno.
. É escolher o tipo de música mais adequado ao momento e o felizardo que a vai ouvir sobe para o ponto mais alto do seu dia – o sorriso na sua cara não engana. Music is the Most High. Tanto por onde escolher! E é ver as crianças a dançar trance e rock (mais ou menos) pesadão que querem cada vez mais alto, e os mais cansados na contemplação relaxada do reggae, e o hip-hop, sempre o hip-hop. E sim, já enchi a maquineta com temas Macua!
Quando lhes digo quanto custa um Ipod (até me sinto mal) a reacção é sempre parecida: “Isso é dinheiro de vida”, dizem eles. E é verdade: os euros que eu despendi neste pedaço de tecnologia são mais do que alguma vez possam sonhar – mas vá, oiçam lá uma música, desfrutem, dancem, aproveitem! (adoro mostrar Five Times Alive).
Mais que frequentemente pedem-mo como presente; e tenho na ponta da língua a resposta ideal: “Preferia perder o passaporte a ficar sem ele”. Não me dão hipótese. Todos os dias pedem: “Tio Luís, deixa lá ouvir no MP3”… e lá concedo; com boa ou má vontade – quem sou eu para não comungar com mais um amigo as vozes e os ritmos que já entraram pelos ouvidos de, no mínimo, 200 moçambicanos?
Já diziam os Primitive Reason numa música que todos conhecemos (e mostro muito, por ser portuguesa): Share, share, share, share, shaaaare
Ah! Tenho ouvido imenso EMINEM. Um prémio espera quem adivinhar porquê – é só deixar um comentário. (não, não é um Ipod)

5 comentários:

Maria daPaz disse...

Porque ele é o inverso do Michael Jakson!

Morro de saudades tuas e entrar na ilha que é o teu blog é um paraíso.

Beijo,Mimi.

O.M.N.I. disse...

Parabéns pelo projecto útil forte e necessário. Pela atitude, pela coragem e pelo "estofo" que é preciso para levar tudo isso avante correndo o risco de não triunfar. Venho desejar-vos todo o sucesso e sorte do mundo que merece tal causa.
A verdade é que mesmo que voltem amanhã sem conseguirem cumprir os objectivos preteridos, já conseguiram muito e já deram o que muita gente não dá nem faz tenções de dar.

Tenho dois tios a viver em Maputo, um há 16 anos o outro 10(que nasceram e viveram lá antes de virem para Portugal), e como a minha família é de lá certamente têm influência, contactos, ou qualquer recurso que vos possa ser útil. Por favor não hesitem em ligar-me S.F.F. caso sintam que vos poderia trazer alguma coisa produtiva para o projecto.

Abraço Lula e Stefano

Jakin

P.s.- Só vi o blog agora que o deixas-te no do Rio, vou passar a acompanhar.Parabéns mais uma vez.

Fino disse...

Espectacular projecto. Tal como o Jakin, apenas comecei a acompanhar o blog agora. Venho desejar te a maior sorte do mundo com o projecto e continua a proporcionar esse conjunto de alegrias ás pessoas, como as de ouvir musica do MP3!

Força com isso.

Abraços,
Vasco

Diogo disse...

Bem maria, bem pensado!

Ou isso, ou porque ele é adorado aí e os africanos pedem todos para o ouvir e tu por contágio tambem ficaste a curtir.

diogo mc

budha disse...

Será por ele ser o "white rabbit" always among black people?

Abraço